Skip to main content

Como aumentar o Score de Crédito rápido e grátis

Como aumentar o Score de Crédito rápido e grátis

By: Fabio Lucas─ 22.02.2023

Muitos brasileiros buscam uma forma de aumentar o Score de crédito rápido e grátis. O Score alto aumenta consideravelmente as chances de você conseguir crédito na praça.

Um dos métodos de pagamento mais utilizados pelos brasileiros é o cartão de crédito. O cartão é um grande aliado na hora de realizar compras mesmo quando não estamos com todo o valor em mãos.

No entanto, muitas pessoas encontram dificuldades para conseguir o seu cartão. Para isso, vários critérios são considerados pelas instituições financeiras.

O que é Score?

O Score acompanha sua movimentação no mercado financeiro e faz uma avaliação com base na sua capacidade de pagamento de suas dívidas.

Com uma avalização que varia de 0 a 1000, as instituições de proteção ao crédito (como Serasa), definem o quão bom pagador você é.

Quanto mais perto da pontuação máxima, ou seja, 1000 pontos, maiores serão as suas chances de obter um cartão de crédito, aumentar limite, fazer empréstimos ou financiamentos.

Para consultar seu Score é bem simples: basta acessar o site do Serasa, realizar o login utilizando seu CPF ou conta do Google, e rolar para baixo até a sessão “esse é seu Serasa Score”.

Além de conferir a pontuação, você pode realizar uma busca para ver todas as mudanças na sua avaliação até o momento.

Ou seja, o Score de crédito maior possibilitará que você consiga crédito na praça com juros menores. O motivo é que os bancos entendem que você tem grandes chances de honrar com as parcelas.

Como aumentar seu Score?

A avaliação do seu Score é feita com base na utilização do seu CPF em compras online ou físicas, financiamentos, empréstimos, etc.

Sendo assim, se você não costuma realizar compras em seu nome ou utilizar seu cadastro de pessoa física sempre que faz uma movimentação financeira, comece a fazer imediatamente.

Abaixo, listamos três dicas que farão sua pontuação melhorar rapidamente.

Limpe seu nome

Dificilmente você conseguirá aumentar seu Score de crédito se o seu nome estiver sujo.

Esse é um dos principais critérios considerados pelas instituições financeiras para definir se merece ou não mais benefícios.

Portanto, antes de mais nada, se esforce para limpar seu nome na praça e isso lhe ajudará bastante.

Através do Serasa ou Boa Vista SPC, você consegue acompanhar suas pendências.

Também é possível negociar suas dívidas sem sair de casa, visto que o precedimento pode ser efetuado totalmente online.

Aproveitando os ‘feirões limpa nome’, você pode obter um bom desconto e deixar seu nome limpo.

Ou seja, um dos principais fatores que o seu Score de crédito está baixo é pelo fato de poder existir alguma pendência em seu CPF.

Movimente o seu CPF

Para melhorar sua pontuação de Score e outros benefícios, as instituições financeiras precisam acompanhar seu perfil financeiro para avaliar a sua capacidade de pagamento.

Deste modo, utilize seu CPF em todas as compras e movimentações a partir de agora, como em supermercados físicos e online.

Pague suas contas em dia

Para as pessoas que costumam atrasar contas básicas, como conta de luz, água ou boletos, saiba que isso lhe atrapalhará bastante na hora de conseguir mais benefícios e, consequentemente, um melhor Score.

Se seus compromissos mensais estiverem em dia, sua pontuação se manterá boa e as chances de conseguir ser aprovado em solicitações futuras aumentarão.

Ou seja, a melhor forma de aumentar o score de crédito rápido e grátis é manter as suas contas em dia, evitando o atraso dos boletos.

Uma boa dica para te ajudar a manter as contas mensais em dia é transferir os pagamentos para o aplicativo do seu banco.

É possível agendar o pagamento automático tanto da conta de luz e água quanto dos boletos. Se o problema não for a falta de dinheiro e sim o esquecimento, garantirá que isso não aconteça mais.

Open Banking

Outra excelente forma de aumentar o Score de crédito rápido e grátis é dar as instituições financeiras o maior número de informações possíveis sobre suas finanças.

Uma das melhores formas de realizar isso é através do Open Banking.

Essa ferramenta do Banco Central possibilita que os usuários autorizem o seu banco a compartilhar o seu histórico com outras instituições financeiras, aumentando consideravelmente as chances de aumentar o Score.

Serasa 2.0

Outra forma de aumentar o Score de Crédito rápido e grátis é ficar de olho no Serasa 2.0.

O Serasa 2.0 nada mais é do que uma atualização do Serasa que foi ao ar em maio de 2021. A ideia da atualização é trazer uma nova forma de calcular o Score.

O Serasa 2.0 passou a destacar os bons hábitos financeiros. Ou seja, pagar as contas em dia passou a ser fundamental para aumentar o Score de crédito rápido e grátis.

Por conta disso, o Serasa passou a levar em consideração os seguintes critérios:

– comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito;

– crédito contratado;

– histórico de dívidas;

– pagamento de crédito;

– pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.

Evite muitas consultas no Serasa

O sistema de inteligência do Serasa também leva em consideração o tanto de empresas que busca informações sobre o seu CPF.

Quanto maior o número de empresas que buscam informações sobre o seu Score, menor será o seu Score de crédito.

Conclusão

A dica que os especialistas dão as pessoas é que não adianta buscar um Score de crédito maior se você não está com a vida financeira arrumada.

Caso contrário, um score de crédito maior irá possibilitar que você gaste muito mais dinheiro, algo que pode não ser a sua realidade no momento.

Por conta disso, o ideal é que você gaste com cartão de crédito até 30% do seu salário mensal. O cartão de crédito é um grande aliado se ele for usado corretamente.

Por outro lado, caso atrase as parcelas, você entrará no crédito rotativo, pagando um dos maiores juros do mundo, aumentando rapidamente o valor da sua dívida.

Caso esse número esteja mais elevado, pode ser que você já esteja em uma bola de neve financeira que resultará em mais dívidas.

Atualizado em: 22.02.2023