Cartão de crédito virtual: como funciona
Cartão de crédito virtual: como funciona
Muita gente se pergunta o que é e para que serve o cartão de crédito virtual. Porém, a resposta é bastante simples, já que o cartão funciona como um mecanismo para aumentar a segurança nas compras pela internet.
Pensando em ajudar os nossos leitores do Radar do Dinheiro, elaboramos este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre cartão de crédito virtual.
Resumo do texto
O que é o cartão de crédito virtual?
O cartão de crédito online é um cartão com uma numeração diferente oferecida pelo banco. Ele é idêntico ao cartão físico, sendo que a grande diferença é o cartão de crédito virtual pode ter um prazo mais curto para expiração, além de ter o limite de uma única compra. As características do cartão virtual muda conforme a instituição que oferece o mesmo.
Como posso usar o cartão virtual?
Um dos pontos negativos é que não é possível usar o cartão virtual na maquininha. Como se percebe, esse tipo de cartão é direcionado para compras online. Criar o cartão virtual é fácil, porém, o método varia conforme o banco.
Geralmente, basta acessar o aplicativo do seu banco e procurar o comando para criar o cartão virtual.
Cartão virtual é de graça?
Sim, a ótima notícia é que a emissão e manutenção do cartão não gera custos ao banco. Por isso, você não precisará pagar absolutamente nada.
Quem pode ter o cartão?
Geralmente, todos os clientes que já possuem o cartão de crédito aprovado na instituição financeira já pode solicitar o cartão virtual. Por conta disso, o número de pessoas que estão deixando de usar o cartão físico em compras online vem caindo ano após ano.
O cartão Nubank, por exemplo, os clientes que já possuem o cartão da instituição precisam esperar até 4 dias para solicitar o primeiro cartão virtual.
Como funciona o limite?
Não tem segredo essa questão. O limite do cartão de crédito virtual e do físico são compartilhados. Ou seja, não importa em qual cartão você fez a compra, a fatura será a mesma em ambos os cartões.
A grande vantagem do cartão virtual é possuir números diferentes do cartão físico. Ou seja, mesmo que você tenha problemas com segurança na hora da compra online, os criminosos não terão sucesso ao tentar roubá-los por conta do cartão virtual.
Além disso, caso o seu cartão físico seja usado em uma compra suspeita, o cartão precisará ser bloqueado, sendo necessário que o emissor envie um novo cartão para a sua residência. Todo esse processo pode gerar muita dor de cabeça.
Muitas instituições financeiras oferecem o cartão virtual descartável. Ou seja, você receberá um número diferente a cada compra realizada.
Por outro lado, instituições como o Nubank não oferecem um cartão descartável. O Nubank possibilita que o cliente possua mais de um cartão virtual, possibilitando que você use um cartão específico para cada tipo de compra ou gasto recorrente.
O cartão virtual é uma excelente opção para aumentar a segurança online. Como é possível apagar o cartão virtual a qualquer momento e gerar outro, você tem mais segurança pelo fato de poder deletar o cartão a qualquer momento por qualquer atitude suspeita.
Conclusão
Como foi explicado ao longo do artigo, cada banco possui regras diferentes para o cartão de crédito virtual. Porém, geralmente, eles são conectados a mesma fatura do cartão. Ou seja, mesmo usando o cartão virtual, os valores gastos irão para a fatura normal.
Além disso, mesmo em caso de problemas com o cartão físico, o cartão virtual continua funcionando normalmente.
Últimas notícias
-
Empréstimo Fácil para Servidor Público: Como Conseguir as Melhores Taxas
-
Como Abrir Conta no Banco do Nordeste
-
Empréstimo PicPay: Como Solicitar e Quais São as Vantagens
-
Como Conseguir um Cartão de Crédito Nubank Mesmo com Score Baixo
-
Dicas Práticas para Aumentar o Limite do Seu Nubank
-
Aumente Seu Limite Nubank com Estas 7 Dicas