Skip to main content

Como aumentar o foco e produtividade

Como aumentar o foco e produtividade

By: Fabio Lucas─ 16.03.2023

Não é de hoje que somos medidos e avaliados pelo nosso foco. Por conta disso, é importante aprender como aumentar o foco e produtividade.

Qual a explicação para o fato de algumas pessoas fazerem em 8 horas o que outras pessoas não fazem em 16? Simples. A resposta é foco e produtividade.

O que irá determinar o que você irá produzir não é a quantidade de horas, mas a quantidade de foco que você aplicou naquela atividade. Ou seja, não é porque você trabalhou muitas horas que o resultado será melhor.

Além de mais estresse e perda de tempo para outras atividades, pesquisas mostram que as pessoas horas a mais do que o recomendado corre risco maior de desenvolver problemas de saúde.

Sabendo disso, o Radar do Dinheiro separou algumas dicas importantes de como aumentar o foco e produtividade em um cenário de cobrança crescente.

1 – PRIORIZE AS SUAS TAREFAS

Mesmo se você tiver uma agenda cheia de atividades, é possível ter muito foco e produtividade nos seus afazeres. O primeiro passo é priorizar tarefas. Ou seja, você criará uma lista com as tarefas mais importantes.

  • Separe as tarefas mais importantes;
  • Separe as menos importantes;
  • Crie uma tabela colocando da maior para a menor ao nível de importância.

Fazendo isso, é possível enxergar as atividades que precisam de mais foco durante o seu dia. A consequência dessas ações é o aumento do foco e da produtividade.

2 – PRIORIZE AS TAREFAS MAIS IMPORTANTES PARA O MELHOR HORÁRIO

Todos sabemos o horário que temos mais energia para trabalhar, certo? Por conta disso, é importante que você coloque nesses horários as atividades mais complexas e urgentes.

Como algumas tarefas necessitam de um foco mental maior, separe elas para serem realizadas quando sua mente estiver mais tranquila.

Ao escolher a tarefa que precisa ser realizada naquele momento, foque nela e não perca a atenção.

3 – TRABALHE O SEU CÉREBRO

Como você já sabe tem as tarefas anotadas ao nível de importância, é importante alimentar o cérebro com conhecimento.

Muitas pessoas não têm produtividade pelo simples fato de não dominar aquela tarefa que está sendo realizada.

Além disso, precisamos alimentar o cérebro para que ele fique focado e motivado durante a realização daquela tarefa.

4 – AJA

Como já foi comprovado com estudos que perdemos o foco em segundos, ao lembrar que precisa fazer uma tarefa, não pense duas vezes e coloque a mão na massa.

5 – FUJA DOS LADRÕES DE CONCENTRAÇÃO

Outro grande vilão na hora de aumentar o foco e concentração são os ladrões de concentração.

Você pode desligar notificações, deixar o celular longe ou até mesmo avisar para as pessoas próximas que você não tem tempo para distrações.

6 – ANOTE TUDO QUE FOR FAZER

Como você já sabe as tarefas ao nível de importância, crie uma lista com as tarefas que precisam ser feitas ao longo do dia.

Risque as atividades que for fazendo conforme o seu progresso diário. Além disso, as anotações ajudarão você a não esquecer tarefas.

Sem falar dos outros benefícios de anotar as atividades diárias. Outra grande vantagem é o fato de você ter a tranquilidade que não está esquecendo nada.

7 – SAIBA DIZER NÃO

Um dos objetivos de ser mais focado e produtivo é saber focar no que é mais importante. Não adianta querer fazer tudo simultaneamente, você só acabará se frustrando por não conseguir sair do canto.

8 – SE ORGANIZE

Além disso, outra dica para aumentar o foco e produtividade é se organizar. Uma pessoa desorganizada pode se sentir em um caós, sem conseguir faze nada do que planejou.

Pessoas organizadas sabem tudo que irão realizar durante o dia, evitando a confusão e perda de tempo.

9 – ESTUDE SOBRE GESTÃO DO TEMPO

Uma das dicas mais importantes deste texto é esta. Você precisa acumular conhecimento sobre o foco e gestão de tempo. Leia livros e artigos sobre o tema para ficar sempre atualizado.

10 – CUIDE DE VOCÊ

Você também precisa se cuidar para aumentar o foco e produtividade. É necessário cuidar a menta e o corpo para ter os melhores resultados. Veja abaixo dicas do que você pode fazer.

  1. Durma bem;
  2. Se alimente de forma saudável;
  3. Faça atividade física.

11 – PRATIQUE MEDITAÇÃO

Não é de hoje que todos sabem os benefícios da meditação. Porém, ela está sendo usada como uma forma de como aumentar foco e produtividade.

12 – Organize o seu dia

O trabalho não é a única preocupação no nosso dia. Todos temos obrigações para serem realizadas durante o dia. Por conta disso, resolva outras questões pessoais antes de focar 100% no seu trabalho.

13 – Treine o seu foco

Não é fácil ter a capacidade se ter foco em uma única atividade por um longo período. Sabendo disso, é importante que você treine para se acostumar com longas jornadas de trabalho e foco em uma certa atividade.

Você pode fazer exercícios de foco em qualquer lugar. Um exemplo é treinar olhando para um objeto fixo por um longo período, como uma planta, por exemplo.

14 – Faça pausas

Como foi explicado no começo deste texto, mais horas de trabalho não significa necessariamente que você terá mais resultado.

Pesquisas já demonstram diversas vezes que não somos produtivos 100% do tempo. Isso explica a necessidade de fazermos pausas durante o trabalho.

Uma das técnicas mais usadas e reconhecidas em todo mundo é a Pomodoro. Ela funciona basicamente assim:

  • Trabalhe durante 25 minutos sem interrupções;
  • Faça uma pausa de 5 minutos para fazer o que quiser;
  • Repita o processo 4 vezes e faça uma pausa de 30 minutos.

Essa técnica pode ser usada em diferentes cenários, com tempos de trabalho e pausas diferentes.

Conclusão

No futebol existe um ditado que se chamar “correr errado”. Basicamente, é uma forma dos analistas descreverem atletas que possuem muito vigor físico, porém, passam boa parte do jogo se esforçando em momentos desnecessários.

Para finalizar, você deve separar as tarefas, dormir bem e fazer exercícios. Colocando em prática todas as dicas que você leu neste artigo, as chances de se tornar uma pessoa muito mais focada e produtiva no seu dia a dia são gigantescas.

Atualizado em: 16.03.2023