Skip to main content

Dicas fundamentais para abrir um negócio próprio em 2023

Dicas fundamentais para abrir um negócio próprio em 2023

By: Fabio Lucas─ 06.02.2023

Abrir um negócio próprio em 2023 é o sonho de muitos brasileiros. Como o nosso país possui milhares de empreendedores, é normal que um número crescente de pessoas também queiram abrir o seu negócio.

Todavia, não é só ter vontade que tudo dará certo, é necessário tomar alguns cuidados para aumentar as chances do seu negócio se manter de pé com o passar dos anos.

Planejamento financeiro
Foto: Pixabay

Pensando em auxiliar os leitores do Radar do Dinheiro, listamos algumas dicas fundamentais para aumentar as chances do seu negócio ter sucesso.

Dicas para abrir um negócio próprio em 2023

Veja abaixo algumas dicas fundamentais para você conseguir abrir um negócio próprio em 2023 sem muitas dificuldades.

1 – Primeiro passo para abrir um negócio próprio

O foco é um dos pontos fundamentais na hora de abrir um negócio próprio em 2023. Muitas pessoas já querem começar um empreendimento dando um passo maior que a perna.

Um dos exemplos mais comuns de um passo maior que a perna é já pensar na segunda loja antes mesmo de ter feito a primeira ter dado certo.

Por conta disso, o ideal é que você foque somente em um negócio e coloque a mão na massa. Além disso, o empreendedor precisa gostar de negócios, de ler sobre empreendedorismo e estudar a respeito do seu nicho de mercado.

2 – Foque em áreas que você goste de atuar

Muitas pessoas focam nos nichos de mercado que mais dão retorno e buscam abrir um negócio próprio para tentar abocanhar uma parte desse mercado. Porém, antes de tudo, você precisa refletir se você realmente gosta da área que está querendo entrar.

Caso contrário, você pode acabar se frustrando com o fato de precisar passar boa parte do seu dia focado em um negócio que você realmente gosta.

Além disso, quando o negócio tiver em dificuldades, é possível que o empreendedor não se motive o suficiente para salvar um negócio que não gosta.

3 – Tenha contatos

Se você já fez o primeiro e o segundo passo, outra etapa fundamental é trocar ideias com empresários do mesmo ramo.

Existem diversos encontros de empreendedorismo onde você pode encontrar um sócio, parceiro ou até mesmo clientes novos para o seu empreendimento.

Conversar com empresários do mesmo setor é uma forma de ter os custos reais do negócio. É comum que o empreendedor se surpreenda negativamente com os custos de manter um negócio já nos primeiros meses de abertura.

Esses contatos são fundamentais para aumentar a sua rede de contatos, além de aumentar as chances de realizar novos negócios.

4 – Calcular investimento necessário

Já sabendo de todos os detalhes do negócio que deseja abrir, é hora de calcular qual o investimento necessário para tirá-lo do papel.

Você precisa identificar todo o dinheiro necessário para abrir um negócio próprio e mantê-lo ao longo dos meses seguintes.

Caso contrário, você poderá gastar demais e acabar sendo obrigado a fechar o negócio. Por conta disso, foque nas finanças da empresa para não ter esse tipo de problema.

Todos os custos precisam ser considerados, tal como: custos de funcionários, aluguel, publicidade, material e muito mais.

5 – Localização do negócio

O ponto do negócio irá afetar diretamente o resultado do seu negócio. Por exemplo, abrir um negócio em um local com maior concorrência, certamente terá que pagar muito mais dinheiro.

Antes de definir o local, estude os seguintes pontos:

  • Público-alvo que você deseja atingir;
  • Concorrentes próximos do seu negócio;
  • Analisar o fluxo de pessoas pelo local e a facilidade de acesso.

A escolha do ponto pode decidir se o negócio terá sucesso ou não. Exemplo, não adianta abrir uma loja de móveis em uma rua totalmente residencial, onde existe um fluxo de pessoas pequeno e quem passa ali são moradores normais que não estão buscando algo para comprar.

6 – Contrate as pessoas corretas

Abrir um negócio obriga que o empreendedor delegue funções para outras pessoas. Por conta disso, é necessário fazer contratações para aumentar a eficiência do negócio e atender melhor os clientes.

O número de colaboradores necessários para o negócio funcionar perfeitamente precisa ser definido antes mesmo do negócio abrir.

Além disso, busque pessoas qualificadas e que se encaixem no que você deseja em termos de conhecimento técnico sobre o nicho e qualidade no trato com as pessoas.

7 – Marketing

O marketing é fundamental para qualquer negócio hoje em dia. Quem não investe no marketing está ficando para trás na concorrência, diminuindo bastante as chances do negócio ter o retorno esperado inicialmente.

Por conta disso, invista no marketing de todo o negócio. Invista em rádio, internet e redes sociais para conquistar e manter novos clientes já nos primeiros meses de operação do negócio.

8 – Aposte em um diferencial competitivo

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que você busque alguma forma de se diferenciar dos concorrentes.

Busque oferecer algo especial, como um preço mais atrativo ou experiência dos clientes, como qualidade no atendimento, entrega e muito mais.

Caso o seu negócio não tenha nenhum diferencial, você será somente mais um empreendedor em um mercado feroz disputando com outros empresários mais experientes.

9 – Pesquise o seu público antes de abrir um negócio próprio em 2023

Muitos empreendedores querem abrir um negócio e só pensam no produto ou serviço. Porém, é importante que você estude e planeje para quem deseja vender.

Ou seja, com esses dados em mãos, você poderá ofertar que cheguem ao público ideal mais rapidamente.

Conclusão

As dicas acima citadas são somente a ponta do iceberg dos conhecimentos necessários par o seu negócio ter sucesso. Por conta disso, além das dicas que citamos, continue estudando sobre o seu nicho.

Uma excelente forma de aumentar o conhecimento é por livros sobre negócios e gestão de empresas do nicho do seu futuro negócio.

Atualizado em: 22.02.2023