Skip to main content

O que é conta corrente?

O que é conta corrente?

By: Radar do Dinheiro─ 10.02.2023

Muita gente se questiona sobre o que é conta corrente. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa resposta não é nada difícil, já que uma conta-corrente nada mais é do que uma conta onde pessoas físicas e jurídicas podem abrir em instituições financeiras. Ou seja, é mais uma forma bastante prática e rápida de receber e realizar transferências de valores.

Esse tipo de conta é mantida por instituições financeiras tradicionais e digitais. A instituição pode oferecer o serviço gratuito ou com a cobrança de taxas. Por outro lado, a conta corrente é conhecida por não ser uma boa opção para fazer o dinheiro render com juros.

Cinco dias para economizar dinheiro em 2023
Foto de maitree rimthong

O que é conta corrente?

Como foi dito acima, esse tipo de conta funciona como uma conta de depósito, onde os clientes possuem um fácil acesso aos fundos depositados nela. Diferentemente de outros tipos de conta, a conta corrente possibilita retiradas e depósitos ilimitados. Além disso, é um tipo de conta de fácil acesso em diversos tipos de plataformas, como internet banking, celular, caixa eletrônico ou até mesmo na agência bancária.

Tipos de contas

Se você está lendo esse artigo é porque tem interesse em saber mais sobre esse tipo de conta. Porém, não basta ir a um banco e abrir uma conta, é necessário saber quais são os tipos de conta disponíveis e quais são as suas características.

Conta corrente gratuita

Como o Banco Central obriga que todas as instituições financeiras possuam opção de conta corrente gratuita. Entretanto, essas contas gratuitas possuem um pacote de serviços com bastante limitação. Ou seja, ela oferece os serviços básicos sem cobrar nada aos seus clientes.

É necessário destacar que alguns bancos cobram um valor mínimo a ser depositado por mês. Caso esse valor não seja alcançado, você irá perder a gratuidade. O pacote básico possui as seguintes características.

  • Cartão de débito;
  • Dois extratos bancários por mês;
  • Quatro saques por mês;
  • Duas transferências bancárias entre contas;
  • Dez folhas de cheque por mês.

Conta corrente com mensalidade

A conta corrente com mensalidade é bem mais interessante. Com o pagamento de uma mensalidade, o cliente tem acesso a muito mais benefícios do que uma conta padrão. Porém, os benefícios de uma conta corrente paga não é o mesmo em cada banco. Cada instituição financeira possuem uma variação dos benefícios entre elas.

Conta Digital

A conta digital tem as mesmas características de uma conta corrente tradicional. Todavia, a sua principal diferença é as contas digitais não possuem interações com gerentes e operadores. Ou seja, o cliente irá gerenciar todo o seu dinheiro na conta através do internet banking ou aplicativos no celular.

Por conta do aumento da demanda das pessoas por contas digitais, os bancos tradicionais ofereceram o mesmo serviço. Como já era de se esperar, nem todos os bancos oferecem todas as funções. O ideal é que você busque saber com a sua instituição financeira como funciona o aplicativo que eles oferecem.

Também existem as contas digitais de bancos digitais. Ou seja, esses bancos só funcionam no meio digital, não possuindo agência bancária. Todo o contato do cliente é realizado através do aparelho celular ou pelos canais de atendimento.

Essas contas digitais possuem várias vantagens em relação aos seus concorrentes tradicionais, como muito menos taxas e mais praticidade. Além disso, existe a possibilidade do dinheiro render todos os dias por investimentos.

Conta conjunta

A conta conjunta nada mais é do que um tipo de conta bancária compartilhada por duas ou mais pessoas, são geralmente usadas por parentes ou em negócios. As contas não possuem uma grande diferença de uma conta tradicional, a grande diferença é que as contas conjuntas possibilita que as pessoas movimentem os valores.

Esse tipo de conta é bastante comum em casais. Ou seja, o casal trabalha, paga as contas do mês, e o valor que sobra é colocado na conta conjunta. Ambos possuem acesso a todas as funcionalidades da conta bancária.

Conta para estudantes

Os bancos também oferecem a conta para estudantes. Esse tipo de conta possui todas as funcionalidades das demais contas, entretanto, como é direcionado para estudantes, as instituições cobram menos taxas, ou até mesmo oferecem o serviço gratuitamente. Normalmente, as contas correntes para estudantes são oferecidas para alunos com idade entre 14 e 24 anos.

Dinheiro na conta corrente rende todos os meses?

O principal ponto negativo da conta corrente é não render praticamente nada. O motivo é que grande parte desse tipo de conta não paga juros, ou pagam um valor muito baixo. Por conta disso, os especialistas indicam que a conta-corrente deve ser usada para transações diárias e comuns.

Se a sua intenção é fazer que o seu dinheiro renda mensalmente, é indicado que esses valores sejam aplicados em tipos de contas que possuem um rendimento superior, como poupança, por exemplo.

Como abrir uma conta corrente?

Não existe muita burocracia para abrir uma conta corrente. Ela pode ser aberta por pessoas físicas maiores de 18 anos. Menores de idade entre 16 e 18 anos também pode fazer a sua conta, mas precisa ir até uma agência acompanhada pelos pais ou responsável.

É muito comum que os bancos peçam aos clientes uma comprovação de renda para abrir a conta. Você pode apresentar a carteira de trabalho, contrato de estágio, holerite, entre outros métodos de comprovação de renda.

Negativado pode abrir? Um negativado dificilmente irá conseguir a conta. Pessoas com o CPF em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, possuem chances baixas de abrir uma conta em um banco tradicional.

O motivo é que esses bancos costumam oferecer um crédito pré-aprovado junto a conta corrente. Como o nome já está negativado, as chances de uma nova inadimplência são grandes. Por conta disso, os bancos digitais vem ganhando cada vez mais espaço, já que são uma alternativa na hora de abrir a conta.

Atualizado em: 10.02.2023