O que é Taxa Selic: como ela influencia a economia
O que é Taxa Selic: como ela influencia a economia
A Taxa Selic está nas manchetes diariamente. Porém, mesmo se tratando de algo muito importante para a economia, ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é a Taxa Selic e os seus impactos na economia.
Resumo do post
Mesmo sendo algo tão importante para os brasileiros, muitas pessoas não entendem o tamanho do seu impacto no dia a dia. Pensando em ajudar os nossos leitores do Radar do Dinheiro, elaboramos este artigo com todas as informações que você precisa saber.
O que é a Taxa Selic
A Taxa Selic, ou Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, nada mais é do que a taxa básica de juros da economia do Brasil. Essa taxa é o principal instrumento monetário usado pelo Banco Central para controlar a inflação. Além de controlar a inflação, a taxa Selic impacta todos os juros do país, como os que incidem sobre financiamentos, empréstimos e investimentos.
A Selic é uma infraestrutura do mercado de financeiro administrado pelo Banco Central, onde títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente pelas instituições financeiras.
O valor da Taxa Selic é definida pelo Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, que se reúne a cada 45 dias para definir se a taxa, aumenta, diminui ou se mantêm estável pelo próximo período de 45 dias.
Para que serve a Taxa Selic
Com tantas obrigações, todos sabem que o governo tem uma preocupação constante por dinheiro. A principal forma do governo conseguir dinheiro para se financiar é com impostos, entretanto, outra forma do governo conseguir dinheiro é por empréstimos via o Tesouro Nacional.
Os títulos do Tesouro Nacional são certificados de dívidas vendidos pelo próprio governo através da Selic. Ou seja, o comprador dessa dívida ganha o direito de receber o dinheiro no futuro com o acréscimo de juros.
Os empréstimos podem ser de curtíssimo prazo, como 24 horas. Como garantia, as instituições oferecem os títulos públicos adquiridos do Banco Central.
Como a taxa Selic é calculada?
A Taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom, ligado ao Banco Central. A definição da taxa considera diversos fatores para chegar ao número final. Como a economia é instável, a taxa de juros precisa mudar para se adequar ao cenário do momento.
Como ela afeta o seu dinheiro
Criada em 1979, a taxa Selic foi criada como mecanismo de combate a inflação. Qualquer mudança que o Banco Central efetua resulta em aumento ou queda da inflação no Brasil.
O que acontece com a Taxa Selic em queda?
- Crédito mais acessível: como os ancos tendem a reduzir as taxas de juros, o crédito fica muito mais fácil;
- Simultaneamente, com a queda de juros e aumento da demanda, a tendência é que a inflação sua em todo o país.
O que acontece quando a Selic sobe?
- Os preços tendem a cair ou ficar mais estáveis devido ao controle da inflação pelo Banco Central;
- Além disso, os juros, cheque especial e parcelamentos ficam muito mais caros;
- Um dos pontos negativos é a queda no ritmo de crescimento da economia.
A Taxa Selic serve como base para definir os rumos da economia do Brasil. Por conta do seu poder de mudar o cenário econômico no curto prazo, é comum que os políticos busquem formas de interferir na Selic para benefício próprio.
Atualmente, o Banco Central é independente, ou seja, não existe interferência política na hora de abaixar ou subir a taxa. Os economistas mais liberais entendem que o Banco Central independente é fundamental para evitar o populismo político.
Por outro lado, os mais progressistas buscam inferir na taxa de juros alegando que os que mais se beneficiam são os mais ricos, ou seja, quem irá ganhar com os juros mais altos pagos pela população.
Últimas notícias
-
Empréstimo Fácil para Servidor Público: Como Conseguir as Melhores Taxas
-
Como Abrir Conta no Banco do Nordeste
-
Empréstimo PicPay: Como Solicitar e Quais São as Vantagens
-
Como Conseguir um Cartão de Crédito Nubank Mesmo com Score Baixo
-
Dicas Práticas para Aumentar o Limite do Seu Nubank
-
Aumente Seu Limite Nubank com Estas 7 Dicas