Skip to main content

Como usar o PIX com cartão de crédito?

Como usar o PIX com cartão de crédito?

By: Fernanda Sobral─ 18.01.2023

O Pix ganhou muito destaque no Brasil nos últimos anos. O sucesso da ferramenta é explicado por diversos fatores, como a facilidade de fazer pagamentos e transferências. Para aproveitar essa onda de pessoas e o sucesso da ferramenta, o Banco Central vem inovando suas ferramentas. Uma das grandes novidades é o uso do PIX com cartão de crédito.

Como realizar Pix com cartão de crédito?

Sim, é possível fazer um Pix com cartão de crédito. Trata-se de uma opção imediata ao pagamento do valor, incluído na mesma hora na fatura do seu cartão. Logo, é interessante para aqueles que não tem saldo em sua conta na hora de realizar a compra.

Seu funcionamento é semelhante a um empréstimo, onde o banco pegará seu Pix e direcionará para o cartão e para a pessoa que vai recebê-lo. E você pagará como uma compra normal do cartão. Só que ao contrário do Pix tradicional, essa opção para cartão, oferece taxas de cobranças e encargos que mudará a depender do lugar. Veja abaixo como você pode solicitar o PIX com cartão de crédito no aplicativo do seu banco.

Como uso pelo aplicativo?

A solicitação do Pix com cartão de crédito pelo aplicativo dependerá de qual seja a instituição e do layout do mesmo, mas geralmente funciona da seguinte forma:

• Escolha a opção do serviço Pix com cartão de crédito do seu banco;

• Vá em transferência e inclua a chave Pix adequada e o valor do pagamento;

• Quando for preciso escolher a forma de pagar, vá pelo cartão de crédito;

• Caso prefira, realize o pagamento parcelado;

• Confirme os dados da transferência e finalize o seu Pix.

Mas não se preocupe, com o avanço da tecnologia e do acesso das pessoas a ele, os aplicativos vêm sendo criados para serem intuitivos e bem fácil para os leigos.

Vale a pena realizar Pix com cartão de crédito?

Como sempre, para esse caso, é necessário olhar de forma geral e para aquilo que você procura. Por exemplo, tem que ver as taxas e juros para a opção que irá realizar e como anda sua fatura do cartão. Sendo assim, use conscientemente essa opção para que não se surpreenda no final do mês.

Algumas lojas, também vem oferecendo um desconto para caso você opte por essa opção com o cartão. Mas não se apresse, pois é importante avaliar se o desconto compensa as taxas e os juros aplicados para a compra.

O que fazer para controlar os gastos com o cartão de crédito? PIX com cartão de crédito é uma boa opção?

Nesse caso, é muito importante uma educação financeira sobre seus ganhos e gastos. O principal é a consciência daquilo que de fato é importante para usar a opção de Pix com cartão de crédito.

Como tudo aquilo que vem para facilitar a vida dos consumidores, pode ao fim de cada mês trazer uma dor de cabeça forte. Por isso, procure sempre estar descobrindo novas coisas e estudando o mercado financeiro.

Elabore seu planejamento financeiro

Controle sempre as movimentações mais importantes de sua conta principal, para você sempre saber o dinheiro que entra e sai de sua conta. Tendo esse controle dos seus gastos será mais fácil evitar problemas com gastos excessivos ou fora da sua realidade financeira.

Uma das formas de fazer esse controle de ganho e gasto é usando uma planilha de gastos mensal. Com o uso dessa planilha será possível organizar suas transações, e visualizar de forma menos poluída tudo aquilo que faz seu ganho mensal.

Ter esse controle não impede só de passar dos limites, mas para se conscientizar e estar preparado para agir contra um imprevisto. Para preencher esta planilha, você que escolhe a frequência, indo de diária ou até mesmo de 15 em 14 dias. O mais importante é saber sobre seus ganhos e gastos, para não se ter uma surpresa negativa.

Não acumule excessivamente as parcelas.

Avalie se realmente vale a pena pagar parcelado, afinal, usar demais o recurso de crédito pode prejudicar suas finanças. Cada parcela é uma dívida que você adquire. Como resultado, faturas com valores crescentes são cada vez mais difíceis de liquidar.

Seus gastos mensais com cartão de crédito não devem exceder 30% do seu salário líquido. Portanto, você não arrisca comprometer mais do que pode pagar. Essa conta é feita individualmente. Caso seja um casal, a conta já possui novos números.

Use o aplicativo do seu banco para monitorar as finanças

App é constantemente atualizado para proporcionar a melhor experiência ao cliente. Dessa forma, as movimentações bancárias podem ser acompanhadas em tempo real, além de utilizar o recurso de controle de despesas. Acompanhar suas finanças pelo app permite que você perceba rapidamente quando seus gastos ultrapassam o seu limite.

Prefira sempre a função débito

Enquanto o seu saldo permitir, prefira pagar no débito. Esta é uma maneira regular de evitar contas enormes, afinal, ver seu saldo cair instantaneamente o deixará mais ciente de sua dívida.

Use seu cartão de crédito só nos momentos em que não tem opção de pagar á vista, ou que essa opção não lhe ofereça vantagens visíveis ou até descontos bons.

Considere abaixar o limite do seu cartão de crédito

Para ter também um maior controle em seus gastos, uma boa opção é reduzir o limite de seu cartão. Para que dessa forma possa economizar e até mesmo não ser pego de surpresa. Essa mudança é rápida, basta ir ao banco em seu aplicativo, em cartões e selecionar a mudança de limite.

Antes dessa mudança, faça um levantamento dos gastos dos meses anteriores, sobre vários aspectos, desde compra direta até parcelada.

Conclusão

Para finalizar este artigo, se você está querendo usar o PIX com cartão de crédito, é um sinal que você não tem o dinheiro para fazer aquela compra no momento. Nessa caso, pode ser uma boa ideia deixar para fazer essa compra no futuro, quando terá o dinheiro à vista para fazer o pagamento e evitar o pagamento de juros e o aumento da dívida em um curto espaço de tempo.

Atualizado em: 10.02.2023