Skip to main content

Planejamento financeiro: confira cinco dicas para começar o ano com o orçamento em dia

Planejamento financeiro: confira cinco dicas para começar o ano com o orçamento em dia

By: Fabio Lucas─ 27.01.2023

O brasileiro possui muitos motivos para se preocupar com o planejamento financeiro, ainda mais após passar por uma pandemia. Um dos problemas mais comuns é a falta de controle do próprio dinheiro, o que acaba ocasionando dívidas inesperadas. Para evitar problemas e começar 2023 com um planejamento financeiro adequado, listamos cinco dicas importantes que farão você evitar surpresas e terminar o ano no orçamento.

Confira dicas importantes para você manter o planejamento financeiro em dia

Para se manter no ‘azul’ é necessário que você entenda que só é possível alcançar objetivos no futuro com atitudes do presente, certo? Por isso, é fundamental seguir um planejamento financeiro para saber quanto poderá gastar e até mesmo investir com base no quanto ganha e gasta mensalmente. Seguindo um plano bem elaborado, suas chances de realizar seus objetivos aumentam consideravelmente.

1 – Gastos de fim de ano

Inúmeras pessoas guardam dinheiro para as festas de fim de ano, que também incluir viagens para se reunir com a família. No entanto, é necessário entender que para iniciar o ano bem financeiramente é necessário controlar os gastos em períodos festivos será determinante para saber se suas contas seguirão no vermelho ou não.

Possuir um planejamento financeiro não quer dizer que você não poderá mais se divertir, porém, é fundamental se atentar a estes gastos, evitando despesas desnecessárias. Para pessoas com carteira assinada, o 13º pode ser um bom estímulo para se manter no orçamento no novo ano, ao invés de servir apenas para cobrir despesas festivas.

2 – Controle de gastos

Controlar os gastos não é uma tarefa fácil, ainda mais para quem ganha pouco e enfrenta um período pós pandêmico, fazendo os preços subirem radicalmente. O uso de uma planilha ajuda bastante, já que você poderá acompanhar a todo instante todas as entradas e saídas do seu dinheiro. Com este controle, seu planejamento financeiro tem mais chances de ter sucesso.

É necessário que tudo, absolutamente tudo, seja anotado na planilha, desde ganhos extras a gastos pequenos, normalmente desconsiderados. Seguindo o controle de gastos a risca, é possível se planejar melhor, possibilitando até mesmo compras desejadas ou investimentos, porque não.

3 – Dívidas

Com ajuda da planilha, que fará você ter o controle de quanto sobrará no mês, considere uma de suas prioridades a quitação de dívidas. Neste caso, na maioria das vezes, os juros fazem o valor pendente ser elevado, no entanto, tente renegociar os valores para ser possível quitá-lo. Organize suas pendências por data e importância, isso o fará identificar seu próximo passo.

4 – Poupe seu dinheiro

Poupar dinheiro neste senário é uma coisa complicada, no entanto, seguindo os passos citados até aqui, é possível. Após obter o controle do seu dinheiro e identificar suas prioridades, como a quitação de dívidas. Tente guardar uma parte, mesmo que pequena, dos seus ganhos mensais.

Ajudará bastante neste objetivo definir a porcentagem que deseja poupar, assim, você conseguirá evitar gastos desnecessários e chegar ao seu objetivo. Desta forma, sua reserva o deixará preparado para imprevistos, na maioria das vezes, questões relacionadas a saúde. Como mencionado, siga o planejamento, pague suas dívidas e, em seguida, tente construir sua reserva financeira.

5 – Metas

Não adianta nada seguir o planejamento, pagar suas dívidas e poupar dinheiro se você não colocar metas em sua vida. Fazendo isso, sua mente ficará mais focada no caminho a seguir até conseguir ter sua situação financeira controlada. Seguindo estes passos, suas chances de ter um ano bom financeiramente aumentam consideravelmente em 2023.

Atualizado em: 15.02.2023