Skip to main content

Energia cara? Confira 9 dicas que te ajudarão a economizar na conta de luz

Energia cara? Confira 9 dicas que te ajudarão a economizar na conta de luz

Em época de aumento de preços, fica ainda mais difícil economizar energia. Por exemplo, a conta de energia pode impac…
  • By: Radar do Dinheiro
  • ─ 14.02.2023

Em época de aumento de preços, fica ainda mais difícil economizar energia. Por exemplo, a conta de energia pode impactar bastante no orçamento doméstico, principalmente em tempos de bandeira vermelha, quando a tarifa aumenta significativamente em relação a outros períodos do ano.

No entanto, muitas pessoas têm dificuldades para economizar na fatura da conta de luz. Pensando nisso, listamos uma série de dicas importantes para, ser possível, diminuir consideravelmente a conta de luz. Seguindo um planejamento estratégico, você poderá ‘desviar’ uma boa parte do valor destinado ao pagamento da energia para outros objetivos.

Dicas importantes para economizar energia

Controle da luz artificial

A utilização de sensores eletrônicos para evitar o desperdício de energia é outra dica incrível para economizar energia. Esse tipo de dispositivo é mais indicado para aquele comodo pouco utilizado, assim, as lampadas serão desligadas automaticamente quando não houver ninguém no local.

O Dimmer (regulador de intensidade da luz), é outro aliado para economizar energia. Trata-se de um aparelho que irá controlar a luminosidade das lampadas. Ou seja, você irá controlar a quantidade de luz emitida pelas lâmpadas conforme a necessidade do ambiente.

Iluminação natural ajudará a economizar energia

Diferentes motivos fazem a conta de energia subir mês a mês, uma delas é a utilização de lâmpadas durante do dia. Para evitar este costume que custa caro, uma dica importante é utilizar as janelas dos cômodos abertas.

Dessa forma, a luz do sol entrará e ajudará na iluminação de sua casa. Além disso, escolher cores claras na hora de pintar sua residência ajudará bastante, visto que refletirá melhor a luz do sol.

Geladeira próxima ao fogão

Grande parte dos brasileiros possui o costume de colocar a geladeira próxima ao fogão. Porém, como os eletrodomésticos operam em temperaturas diferentes, um pode prejudicar o desempenho do outro e, deste modo, forçá-los a se esforçar e gastar mais energia. Procure distanciá-los planejando melhor o espaço da cozinha. O ideal é colocá-los em posição opostas na cozinha.

Utilize lâmpadas econômicas

As lâmpadas fluorescentes ou incandescentes são ‘inimigas’ da economia de energia. Deste modo, caso estes modelos sejam utilizados em sua casa, procure substituí-los quanto antes por lâmpadas de LED. Além da durabilidade que é muito maior, a troca trará uma economia de 80% em relação aos outros modelos de lâmpadas mais antigas.

Cuidado com o modo stand-by

Deixar os aparelhos na tomada, mesmo quando estão desligados, não interrompe permanentemente o consumo. Os gastos, neste caso, podem chegar a 12% em uma residência comum de um brasileiro.

Já no caso do celular, recomenda-se que não seja colocado para carregar enquanto você dorme. É uma forma do aparelho não ficar consumindo energia sem necessidade.

Tire os aparelhos da tomada

Considerando o alerta sobre stand-by acima, o recomendado após a utilização de qualquer aparelho que não precise estar ligado 100% do tempo (caso da geladeira), é que sejam todos retirados da tomada quando não estão sendo utilizados.

Eletrodomésticos mais eficientes

Sabe aquele ditado “o barato sai caro?”, então, ele se aplica bem quando o assunto é consumo de energia. Na hora de comprar seus eletrodomésticos, verifique a eficiência energética e evite escolher o produto com a (classificação E). O mais recomendado é, apesar de mais caros, a escolha da (classificação A), que garantirá um menor gasto na conta de luz.

Use a máquina de lavar com sabedoria

Após saber que é importante tirar os eletrodomésticos e aparelhos da tomada quando estão sendo utilizados, temos uma dica importante sobre um item muito utilizado pelos brasileiros: A máquina de lavar. Para um uso mais eficiente deste produto, listados as seguintes medidas:

  • Busque lavar suas roupas sempre em abundância, assim, evitará utilizar sua máquina várias vezes durante a semana e economizará energia.
  • Atenção na hora de utilizar o sabão e amaciante, deste modo, diminuirá o tempo de utilização da máquina na hora de enxaguar.
  • A opção de secagem, caso sua máquina possua, demanda mais energia, deste modo, tente utilizar a secagem natural.

Ferro elétrico

O ferro elétrico está entre os itens que mais gastam energia em uma casa, podendo fazer parte de até 7% do consumo mensal. Neste caso, a dica é acumular o máximo de roupas possíveis para evitar utilizar o aparelho muitas vezes.

Como visto anteriormente, geralmente, as medidas para economizar energia são bem simples, porém, passam por despercebido na maioria das vezes. Alguns eletrodomésticos se tornam vilões quando não utilizados da maneira adequada. No entanto, seguindo estas dicas, suas chances de obter sucesso ao fim de cada mês com a energia aumentam bastante.

É importante cortar os gastos por conta da incerteza economia do país. Devido fatores externos e a falta de chuvas, as usinas elétricas acabam gastamo mais para produzir energia, sendo necessário repassar esses valores para a população.

As dicas acima são fundamentais, porém, também é muito importante cobrar os governantes para não aumentarem os impostos sobre a conta de energia. Com esses aumentos, não existem técnicas para economizar energia que dará jeito.

Conclusão

Por fim, além de buscar formas de economizar energia no dia a dia, outra dica importante para não se complicar é pagar as contas de energia em dia. Caso não pague, as empresas que gerenciam a energia elétrica na sua região começa a cobrar juros, deixando a conta de energia ainda mais cara.

Caso você entre para a inadimplência por conta de alguma conta de energia, é fundamental que você busque regularizar a sua situação quanto antes. Além de ter a sua energia cortada, ficar com o nome sujo trará uma série de consequências negativas para a sua vida financeira. Uma delas é a grande dificuldade para conseguir crédito na praça, por exemplo.

As instituições possuem alguns programas que facilitam a sua regularização. É possível fechar a um acordo e pagar a dívida parceladamente, evitando juros ainda maiores.

  • Atualizado em: 14.02.2023


ULTIMAS NOTÍCIAS

Veja dicas de como ganhar dinheiro na internet
Score de crédito rápido: saiba como aumentar
Veja as principais vantagens de usar o Nubank para viajar
Como funciona o cartão de crédito virtual
O que é IPCA? Veja como esse índice implica sobre a inflação
Não é de hoje que o desejo de muitos brasileiros é saber como abrir um negócio próprio. Todavia, por falta de conheci…